[RN] ATAQUE ISLÂMICO MATA MAIS DE 70 PESSOAS NA SOMÁLIA

outubro 5, 2011 § Deixe um comentário

REUTERS, 04-10-2011

REBELDES MATAM 70 EM EXPLOSÃO NA CAPITAL DA SOMÁLIA
 

Por Abdi Sheikh e Mohamed Ahmed

MOGADÍSCIO (Reuters) – Rebeldes ligados à Al Qaeda atacaram o coração da capital da Somália, Mogadíscio, com um caminhão-bomba, matando mais de 70 pessoas, no ataque mais violento do grupo desde o início de uma insurgência em 2007.

O presidente somali, Sharif Ahmed, classificou a explosão, que causou a maior parte de vítimas entre jovens estudantes esperando por resultados de exames no Ministério da Educação, como "cruel e um ato de violência desumano". Outras 150 pessoas ficaram feridas.

Insurgentes da Al Shabaab, que assumiram a responsabilidade pelo ataque, advertiram os somalis para ficarem longe de prédios do governo e de bases militares. "Mais explosões sérias estão por vir", disse o porta-voz Sheikh Ali Mohamud Rage aos repórteres.

As forças da União Africana no país (Amisom) afirmaram que o caminhão explodiu no portão de um complexo de edifícios de ministérios do governo na área K4 (Quilômetro 4) de Mogadíscio, onde estudantes e pais estavam reunidos para esperar os resultados de um exame para a concessão de bolsas de estudo oferecidas pela Turquia.

A carcaça retorcida de um caminhão permanecia no chão. As pessoas usavam ferro, tapetes e lençóis brancos para carregar os corpos do local da devastação em um cruzamento normalmente movimentado.

As ambulâncias corriam de um lado para o outro ao lado de árvores queimadas e um carro incendiado. Centenas de pais permaneciam aos prantos diante do Hospital Madina, após terem acesso negado por questões de segurança. As enfermeiras falaram que o hospital estava superlotado.

"Eu estava entre os primeiros a chegar aqui momentos depois da explosão. Olhei em volta e acalmei aqueles que ainda estavam vivos", disse a testemunha Halma Abdi.

A Grã-Bretanha classificou a explosão de "insensível", enquanto a França disse que foi um "ataque terrorista repulsivo" e reiterou seu apoio ao governo de transição do país, que tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

O enviado especial da ONU à Somália, Augustine Mahiga, disse estar profundamente entristecido pelo ataque covarde e absurdo.

Insurgentes da Al Shabaab retiraram a maior parte de seus combatentes de Mogadíscio em agosto, permitindo que tropas do governo e soldados da União Africana tomassem boa parte da capital costeira.

Mas os rebeldes disseram que acabaram de mudar suas táticas e prometeram continuar realizando ataques contra o governo.

Paddy Ankunda, porta-voz da Amisom, disse que estudantes e soldados do governo estavam entre os mortos. O governo afirmou que nenhuma autoridade ficou ferida no ataque.

Um repórter da Reuters disse ter visto nove corpos no local, que fica em um bairro controlado por forças do governo e da União Africana. Segundo essa testemunha, muitos sobreviventes com queimaduras caminhavam até um hospital próximo, e a polícia estava tentando retirar estudantes retidos nos escombros dos edifícios.

A Al Shabaab já realizou ataques suicidas com efeito devastador no passado contra complexos da União Africana, prédios do governo e numa cerimônia de graduação de médicos.

Um homem-bomba matou três ministros do governo em dezembro de 2009 na formatura dos médicos em Mogadíscio, e um quarto ministro morreu em consequência dos ferimentos dois meses depois. Em junho, uma mulher-bomba matou o ministro do Interior.

A Al Shabaab luta para derrubar o governo de transição apoiado pela ONU, que o grupo considera uma marionete do Ocidente, e quer impor sua própria versão mais rígida da sharia na nação do Chifre da África.

(Reportagem adicional de Ibrahim Mohamed, em Mogadíscio, e de Yara Bayoumy e David Clarke, em Nairóbi)

[i]

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE7930EV20111004?sp=true

s0u4t3u via ateularia.posterous.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento [RN] ATAQUE ISLÂMICO MATA MAIS DE 70 PESSOAS NA SOMÁLIA no Ateularia.

Meta

%d blogueiros gostam disto: