[RN] EGITO: 24 COPTAS MORTOS E MAIS DE 200 FERIDOS

outubro 10, 2011 § Deixe um comentário

 
PRENSA LATINA, 10-10-2011

EGITO TENTA APLACAR TENSÕES APÓS CHOQUES RELIGIOSOS FATAIS

Imagen activa

Cairo, 10 out (Prensa Latina) O governo do Egito convocou hoje uma reunião de emergência e a hierarquia muçulmana propôs um diálogo com a cúpula cristã copta para analisar os recentes incidentes violentos que deixaram 24 mortos, segundo fontes oficiais.

  Por instrução da direção do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), o premiê egípcio Essam Sharaf fez convocou seu gabinete de crise para decidir e tomar medidas após os confrontos de domingo entre cristãos e muçulmanos.

Os choques levaram as autoridades a recorrer novamente ao toque de recolher das 02:00 às 07:00 horas (00:00 a 05:00 GMT), apenas quatro meses após levantar essa medida imposta durante as revoltas populares do começo de ano.

O Ministério de Saúde confirmou que, além dos 24 falecidos, três dos quais eram efetivos da polícia militar, 213 ficaram feridos, quase a metade deles militares que reprimiram milhares de coptos descontentes pelo incêndio de uma igreja em Aswán, na sexta-feira.

Por sua vez, um porta-voz do Ministério do Interior disse à agência oficial de notícias MENA que forças da ordem prenderam "dezenas" de pessoas que qualificou de "instigadores do caos" devido aos distúrbios sectários do domingo, os piores desde a queda de Hosni Mubarak.

MENA, no entanto, não precisou quantos dos detentos são cristãos coptos e muçulmanos, as duas comunidades religiosas mais significativas do Egito que costumam conviver em harmonia, ainda que a cada certo tempo protagonizam tensões e confrontos fatais.

Enquanto os serviços funerários para os manifestantes falecidos são preparados nesta segunda-feira na Catedral Copta do Cairo, o Grande Íman de Al-Azhar Ahmed Al-Tayyeb, chefe da máxima instituição do Islã sunita neste país, chamou ao diálogo inter-religioso.

Al-Tayyeb convidou para conversar os membros da chamada Família Egípcia, uma organização que agrupa clérigos islâmicos e cristãos, para o que descreveu como "uma tentativa de conter a crise" e disse que contatou com o Papa Shenouda III, chefe da Igreja Copta.

Os confrontos explodiram no domingo em frente à sede da televisão estatal, no distrito capitalino de Maspero, junto ao rio Nilo, depois que cristãos protestaram contra o recente incêndio intencional de uma igreja copta na cidade de Aswán, no sul.

Junto com os enfrentamentos que se estenderam à praça Tahrir e à rua Ramsés, nos arredores do Hospital Copto, a Prensa Latina constatou ontem à noite que grupos de pessoas com paus e outros objetos atacaram comércios propriedades de cristãos, incluídas lojas de venda de licor.

A mobilização da polícia militar e de tanques do Exército prevalece nesta segunda-feira em torno da sede da televisão e outros pontos da cidade, enquanto o governo discute uma crise que o premiê atribuiu a "mãos invisíveis conjuradas para dividir o Egito".

mv/ucl/es

[i]

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=373305&Itemid=1

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h6bdbzBdbK3h8W2GRDNgCRiBVuJQ?docId=CNG.71023e90f13733cd2e42a640c9c147e9.d1

http://aeiou.expresso.pt/egito-o-domingo-sangrento-fotogaleria=f679314

[Mais religiosos matando religiosos, e mais, e mais…]

s0u4t3u via ateularia.posterous.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento [RN] EGITO: 24 COPTAS MORTOS E MAIS DE 200 FERIDOS no Ateularia.

Meta

%d blogueiros gostam disto: