[RN] EX-PADRE: “ONDE A RELIGIÃO TERMINA?”

novembro 1, 2011 § Deixe um comentário

JORNAL DO COMÉRCIO, 31-10-2011

LIVRO PROMETE DEBATE A CERCA DA RELIGIÃO

Bruno Felin

MARCOS NAGELSTEIN/JC

Marcelo da Luz é autor de livro sobre crenças
Marcelo da Luz é autor de livro sobre crenças

Os debates acerca da religião costumam ser fervorosos, afinal, mexem com princípios muito particulares e com pensamentos que remetem à história da humanidade. O livro Onde a religião termina?, lançado na Feira do Livro pelo ex-padre católico Marcelo da Luz, entra justamente neste terreno perigoso e tenta desconstruir fundamentos das crenças religiosas. A obra pode ser encontrada na Praça da Alfândega.

Baseada nos estudos da conscienciologia propostos pelo pesquisador brasileiro Waldo Vieira (responsáveis por seu abandono da prática do sacerdócio), a obra apresenta argumentos relevantes quanto a supostas contradições na construção das religiões, às quais ele classifica como “enganos parapsíquicos”. Entre as teses defendidas pelo autor estão questões provocativas como a de que Jesus Cristo é apenas um mito, evangélicos são idólatras da Bíblia – para ele, um livro repleto de contradições e distorções – e o celibato causa infantilização, entre outros. Luz também aborda tabus históricos como a pedofilia e a homossexualidade, esta, segundo ele, bastante comum entre padres, obrigados a falar contra o que são – uma esquizofrenia do discurso cristão.

O autor explica que já alimentava uma série de dúvidas, mas “honestamente” acreditava na religião como um caminho menos pior. “A pesquisa mostrou que a vivência proposta pela religião, a discussão do sobrenatural, é possível a qualquer pessoa, qualquer consciência pode fazer uma experiência direta, sem intermediários”, prega ele. O tema da crítica à religião não é novidade. Autores como o biólogo britânico Richard Dawkins (autor do best-seller Deus é um delírio), o neurocientista americano Sam Harris (O fim da fé), e o jornalista britânico Christopher Hitchens (Deus não é grande) são exemplos conhecidos com produções semelhantes nos últimos anos. Marcelo da Luz as considera relevantes por trazerem o tema para debate, mas, segundo ele, os autores, por não conhecerem a mente religiosa “por dentro”, são mais agressivos, o que acaba causando o efeito contrário.
[i]
http://jcrs.uol.com.br/site/especial.php?codn=77404 s0u4t3u via ateularia.posterous.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento [RN] EX-PADRE: “ONDE A RELIGIÃO TERMINA?” no Ateularia.

Meta

%d blogueiros gostam disto: